26.2.15

DICAS E TRUQUES PARA QUEM QUER COMEÇAR UM BLOG #1

Olá Fashionistas! Estou muito contente por partilhar com vocês várias dicas e truques para quem quer começar um blogue. De facto há muita informação que podem pesquisar na internet, mas 90% está em inglês pelo que decidi dar-vos vários conselhos que acho fundamentais. A troca de experiência é fundamental na blogosfera, por isso espero estar a ajudar-vos com esta publicação. 
Vamos então às dicas para terem um ótimo blog desde início:



Escolhe um tema que te apaixona, este é o passo mais importante aquando a criação de um blogue. O blogue vai ser o vosso espaço pessoal por isso faz todo o sentido escreverem sobre tópicos que gostem e que vos apaixonem. Não precisam de seguir um tema em específico, tomem o exemplo do Born To Be a Fashionista, neste espaço falo sobre moda, maquilhagem, viagens e o meu estilo de vida. Estas são as coisas que me dão mais gosto de escrever e acreditem a paixão com que escrevem vai passar para os vossos seguidores!

O nome e o domínio do blogue devem ser também muito bem pensados. O nome do vosso blogue vai ser o primeiro contacto que os vossos seguidores vão ter com vocês. Tirem um tempo, relacionem o nome com o tema escolhido, escolham o vosso próprio nome como nome do blogue ou façam mesmo um trocadilho engraçado. Para ficar no ouvido há certos truques que podem apostar: nome curto, fácil de decorar e marcante

O layout e o design são das coisas mais importantes num blogue e pode ser um factor decisivo entre uma pessoa subscrever ou não o vosso espaço. É importante ter uma imagem clean e funcional que ajude o leitor a orientar-se e não o contrário. Cores escuras como fundo, cores muito berrantes ou muita mistura de cores não é o mais aconselhado. Optem antes por algo simples e coloquem o vosso twist vai funcionar o melhor. A Kate do Ghost Parties tem dos blogues mais bonitos que visito em termos de layout, design e funcionalidade.

Por muito que o vosso blogue tenha um design espetacular o conteúdo e as imagens que apresentam são duas matérias muito importantes. Escrever bem, não dar erros ortográficos (todas as pessoas o dão) e, mais importante, saber como abordar um tema é fundamental. Outro aspeto importante são as imagens, sendo ou não da vossa autoria, é importante terem uma boa qualidade e (este é um aspeto que ligo muito num blogue) estarem centradas e alinhadas. Se for necessário redimensionar as vossas fotografias façam-no porque é pouco apelativo ter fotografias de tamanhos diferentes numa publicação.

A dedicação e o compromisso com o vosso espaço são dois fatores muito importantes para quem pensa criar um blogue. É muito difícil gerir um blogue quando este começa a crescer, é preciso tempo para a pesquisa, preparação do texto, edição de imagens (ou busca de boas imagens), organização de ideias, responder a comentários... e a lista continua. O vosso espaço não pode ser levado como uma obrigação, se não vos apetece escrever ou não se sentem inspirados não têm de o fazer, mas lembrem-se que a regularidade de publicações é muito importante e são poucos os leitores que visitam um blogue que está parado e sem informação nova.

Originalidade e transparência são duas palavras chave para este mundo virtual. Todos os dias nascem milhares de novos blogues e não nos podemos deixar cair na rotina. Temos de tentar inovar sempre, procurar novas formas de abordar assuntos e colocar a nossa criatividade em tudo o que fazemos e ao mesmo tempo sermos o mais verdadeiros e fieis a nós mesmos. 

Por fim, apostem nas redes sociais como um complemento ao vosso blogue. Ter uma página de facebook é fundamental para os vossos seguidores terem mais contacto com vocês e saberem se há novas novidades no vosso espaço. Podem também passar muitas informações nas redes sociais que não faria sentido colocar em publicações no blogue. Caso tenham contas de instagram, twitter partilhem no vosso blogue pois quando seguimos uma pessoa e gostamos dela é normal querer saber mais e saber como é a sua vida fora do blogue. Desta forma é mais fácil o vosso blogue crescer e mais pessoas o conhecerem!


Estas foram as dicas que me pareceram mais importantes para partilhar com vocês e que, de facto fazem alguma diferença. O meu blogue não é nenhum exemplo de sucesso, mas nesta minha jornada aprendi várias coisas que gostaria de ter aprendido antes. É de salientar que nenhuma destas dicas é uma regra específica, cada um dá o seu toque ao blogue da maneira que mais gosta. O mais importante é deixarem a vossa marca neste mundo cada vez mais competitivo!

25 comentários:

  1. gostei imenso das dicas :D sem dúvida fundamentais!
    beijinho http://incandescenteblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Que boas dicas! :D
    http://rustorstardust.blogspot.pt/ **

    ResponderEliminar
  3. A dedicação é de facto algo bem importante, temos de nos comprometer :D
    Adorei as dicas
    Beijocas*

    ResponderEliminar
  4. Já é o 2º post assim que vejo hoje e ambos são bastante úteis. Muito obrigada. ^^
    Sorrisos,
    Alexandra :)

    The Sweetest Life
    http://thesweetest-life.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito das dicas.. Apesar de não as ter todas... Ao menos tento :/
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Gostei imenso de ler as tuas dicas. Hoje arrependo-me um pouco de não ter escolhido um nome mais pequeno, mas adoro a minha identidade de qualquer forma :)

    THE PINK ELEPHANT SHOE | FACEBOOK

    ResponderEliminar
  7. são boas dicas básicas que eu acho que algumas de nós teriam gostado de saber quando estavam a começar =P

    xoxo

    ResponderEliminar
  8. Adorei as dicas que realmente são as necessárias para que o blog tenha algum sucesso.
    Visita o meu http://mourissima.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Concordo com tudo o que escreveste!!
    Beijinhos***


    www.belezadizestu.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. muito boas dicas querida :)

    xoxo, http://eighteenshadesofglitter.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Ótimas dicas :) R: Ai que sorte que tem/teve o teu sogro :D Também quero

    ResponderEliminar
  12. Adorei esta publicação. Dicas preciosas.
    Beijinho
    http://adonadasushi.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  13. São óptimas dicas :)
    Neste momento não tenho tempo para publicar com regularidade, com muita pena minha :|

    ResponderEliminar
  14. Gostei de ler estas dicas e concordo com todas elas :)
    Quando criei o blog, para mim, o mais difícil foi escolher o nome. O resto acabou por vir com o tempo. Às vezes gostava de ter tido mais dicas ao inicio.

    A sério, vais para aquela zona? Então sim, temos mesmo de ir lá :P

    Beijinho
    http://dcidadedopecado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. O compromisso e o gosto com que se fazem as coisas são sem dúvida dos factores mais importantes! Excelentes dicas!
    R: O ovo é uma maneira de adicionar proteína e evitar usar gordura ;)
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Ótimas dicas, acredito que irão ajudar imensa gente :)

    ResponderEliminar
  17. Olá Ânia!
    Ainda não enviaste o mail com a música, pois não?
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  18. Gostei muito das dicas e do teu blog no geral. Já sigo :)
    Beijinhos
    http://cristianalifestyle.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Your opinion is important! ❤️
Thank you for your time.