3.5.13

Fitness, Alimentação e Desporto com Gonçalo Westwood

Para quem, talvez, não saiba o Gonçalo é o meu namorado e a pessoa mais viciada em exercicio físico e nutrição relacionada com o desporto que alguma vez conheci na vida. Praticante de artes marciais desde os sete anos, o desporto sempre fez parte da sua maneira de ser e estar, no entanto há três meses conheceu o mundo do crossfit o que fez mudar a sua vida. Decidiu tirar o curso de treinador de nível 1 (Crossfit Level 1 Certified Trainer), e apostar mais a fundo nesta modalidade ainda recente, tirando um curso de treinador ainda mais completo (Coach Prep Course) e participando em vários seminários entre eles o de halterofilia (Olympic Lifting). Neste momento está a fazer um semestre piloto de um curso internacional dado em Inglês - Physical Activity & Lifestyle Counseling - em Amesterdão, na Holanda onde treina todos os dias Crossfit na Box Reebok Crossfit 020.
Quando disse nesta publicação que eu sou um exemplo do seu conhecimento não estava  a brincar. Na altura em que deixei o atletismo, deixei de fazer exercício e não controlava a minha alimentação e como é obvio engordei uns quilos extra. O ano passado ganhei consciência sobre a vida sedentária que levava e deicdi mudar, nada de extremo, no entanto queria ter uma vida mais saudável e sentir-me bem comigo mesma. Quem me ajudou foi o Gonçalo, e com planos de treino e planos alimentares, perdi cerca de sete quilos entre três semanas a um mês. Portanto quando digo que ele é a pessoa certa que vos pode ajudar no combate contra o peso indesejado não estou a mentir. Esta rúbrica é dele, todas as perguntas que fazem é ele que as vai responder, por  isso não tenham vergonha, e façam as perguntas que quiserem.
As primeiras perguntas já chegaram ao longo destas duas semanas e cá estam as respostas. Sempre que tiverem uma pergunta podem deixar como comentário ou enviar por e-mail para borntobeafashionista@gmail.com.

1. O que é Crossfit?

A melhor definição para CrossFit é “ movimentos funcionais, constantemente variados e praticados em alta intensidade “. Movimentos funcionais são baseados em situações reais de biomecânica, com isto quer se dizer que movimentos funcionais são todos aqueles que fazemos quando por exemplo queremos agarrar num objecto e levanta-lo, o simples facto de nos sentarmos numa cadeira e levantarmos ou até mesmo levar as compras do super mercado do carro até casa. São exercícios em que se utiliza o corpo como um todo para realizar um movimento e não há exercícios de isolamento ( tipico de ginásios convencionais ).
O objectivo principal do CrossFit é melhorar a capacidade de  “fitness” e torná-la diversificada e geral. Os programas de treino servem para tornar os praticantes preparados para qualquer contingência física e desafio – não apenas para o que se conheçe, mas tambem para o que se desconheçe. Os mentores do crossfit criaram esta modalidade através da observação dos vários e mais exigentes desportos que existem e a partir daí criaram esta modalidade que visa melhorar a performance física ao mais alto nível. A especialidade do crossfit é não ser especializado, e isto significa aquilo que há pouco foi referido, engloba tudo aquilo que é um desafio e prepara os atletas para qualquer tipo de actividade com que se deparem durante a vida quer seja levantar algo pesado, correr 100m, 200m, 400m ou mesmo 10km num tempo bom, fazer o pino, elevações em barras, subir a corda, halterofilia, exercícios de strongman, empurrar objectos pesados como CARROS,  passar um muro com 2m de altura, etc etc etc tudo o que seja um desafio está incluido e os treinos são sempre diferentes. Não usamos máquinas, nós tornamo-nos numa. Ginásio é para meninos! Assim, aqui está o método do crossfit.


2. Porque é que por vezes como comida calórica e no dia seguinte acordo com a barriga mais lisa que o normal? Não devia ser ao contrário?

A sensação de barriga mais lisa ao acordar tem a ver com vários factores, primeiro ao acordar significa que passamos um determinado numero de horas a descansar logo não ingerimos alimentos, estamos em jejum e daí, de estomago vazio. Em segundo lugar pode também ter a ver com a ingestão de líquidos, mesmo que se tenha feita uma refeição calórica no dia anterior, se passamos um ou dois dias a ingerir pouca água isso pode influenciar na perda de peso e consequentemente na sensação de barriga lisa. Mas atenção, beber água é muito importante para quem quer perder peso. Por outro lado se tiverem uma alimentação equilibrada e um dia por semana fizerem uma refeição calórica não é isso que vos vai fazer engordar ou parecer mais inchadas no dia seguinte! Aliás, para quem tem uma alimentação regrada, ter uma " refeição de lixo " por semana é uma boa forma de enganar o metabolismo com o choque, tornando-o mais activo ainda.
3. Quais os tipos de dietas que existem e qual o mais indicado?

Não sou apologista de que se deve seguir uma dieta especifica, acho que o importante é comermos de tudo um pouco ( o que é saudavel ) e tirarmos partido das vantagens de todas as dietas. No entanto, para quem quer controlar o peso, uma "dieta" em que os resultados sao garantidos e são notaveis bastantes beneficios a nivel de saude é a dieta Paleo.

4. Quais os alimentos que fazem emagrecer mais rapido?

Não existem alimentos que fazem emagrecer. Tudo o que ingerimos tem na sua constituiçao calorias e macronutrientes como Proteinas, Hidratos de Carbono e Gorduras ou Lipidos. O ideal é saber concilia-los, saber quais os menos calóricos e saber alturas chave do dia em que devem ser ingeridos.

5. Normalmente como uma sopa ao almoço e ao jantar é que como carne ou peixe. Faço mal?

Sim fazem, principalmente se as sopas forem feitas com batata. É muito melhor almoçar por exemplo uma porçao de carne ou peixe com salada, e ao jantar ter na mesma mais uma porção de peixe ou carne.

14 comentários:

  1. O "meu" menino, tão crescido, a "escrever" como gente grande pa

    Só para deixar a nota de que estou velha.

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito, achei bastante útil :)

    ResponderEliminar
  3. Não sabia bem o que era crossfit ainda mas achei deveras interessante! :)

    ResponderEliminar
  4. Gostei desta nova rúbrica e de aprender mais alguma coisa. São assuntos que me interessam bastante principalmente porque quando entrei para o primeiro ano da universidade engordei muito e principalmente este ano comecei a importar-me em ser mais saudável. Voltei ao meu peso normal e agora tenho sempre interesse em saber mais e tonificar :)

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito deste post e das dicas! Eu tenho uma alimentação saudável, apenas não pratico muito exercício físico, mas fiquei curiosa com o crossfit! :)

    ResponderEliminar
  6. Ou então tens a hipótese de fazer sopa com algo que substitua a batata como por exemplo o courgete

    ResponderEliminar
  7. Que bela ideia, estou a gostar muito desta rubrica! :D Eis a minha questão: Tenho andado a ler alguns artigos de nutrição e em quase todos eles falam para removermos de vez os lacticínios e produtos à base de farinha (pão, cereais, bolachas, etc.) da nossa alimentação. A minha questão é: e substituímos esses alimentos por o quê? Que alternativas saudáveis é que existem? Obrigada pela ajuda! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A pergunta vai ser respondida para a semana ou daqui a duas semanas :)

      Eliminar

Your opinion is important! ❤️
Thank you for your time.