17.5.13

Fitness, Alimentação & Desporto com Gonçalo Westwood #3

Mais uma sexta feira, mais uma rúbrica de "Fitness, Alimentação & Desporto com Gonçalo Westwood". As perguntas desta semana eram enormes e construtivas, o que nos agradou bastante. Queriamos também agradecer a todas as pessoas que deixaram um comentário fofinho a agradecer a disponibilidade e a criação desta rubrica. E já sabem, podem enviar as vossas questões em comentários, no Facebook do blog ou para o e-mail - borntobeafashionista@gmail.com. Contamos com as vossas perguntas!

1. Já ouvi várias vezes dizer que beber leite, por ser um alimento de difícil digestão pode não ser a melhor alternativa para incluir na alimentação. Até porque em geral bastantes pessoas têm intolerância à lactose, nem que seja uma coisa mínima. Por outro lado sei que nós precisamos de cálcio e o leite é uma importante fonte de cálcio. Sei que também existe em legumes e outras coisas, mas é sempre mais difícil obter a mesma quantidade de cálcio com a mesma quantidade de outro alimento. A questão é mesmo se afinal é melhor beber leite ou substitui-lo por outros alimentos ricos em cálcio mas de mais fácil digestão.

Se não tiver intolerância à lactose creio que beber leite uma vez por outra não fará mal, se bem que o leite é de evitar, pois é um alimento de díficil digestão e hoje em dia é tudo menos natural! Existe uma gama bastante vasta de outros alimentos com cálcio, a melhor opção será tentar extrair o cálcio atraves destes alimentos (por exemplo a rúcula, o grão, a laranja, a sardinha os bróculos, entre outros) ou caso seja necessário e recomendado por um médico arranjar um suplemento a base de cálcio.

2.Tenho aqui também umas questões sobre o não comer HC (hidratos de Carbono) depois das 5 porque são de digestão mais lenta.. mas para isso existem HC de digestão rápida.. onde não estão só incluídos a sacarose (tipico açúcar branco) mas também frutose, o da fruta.. uma coisa que as pessoas irão comer então noite.. Será melhor à noite substituir HC de absorção lenta por um de absorção rápida à noite? provocando picos de glicémia e posteriormente o risco de hipoglicémia quando se acorda?
E outra questão sobre o pequeno almoço.. a sua sugestão era substituir o leite por iogurte grego.. será uma opção mais saudável? Pela quantidade de açúcar que o iogurte tem? Não seria melhor o iogurte não açucarado natural? Já que iria levar a fruta e a canela iria adoçar na mesma e as pessoas não levariam uma carga de HC de absorção rápida tao grande.. não havendo um pico de glicémia tao grande também.. E em relação tambem não comer os HC de carbono à noite.. as pessoas irão comer mais proteinas.. e sabendo que numa dieta normal as proteínas vão até 20% no máximo, o que será muito difícil praticável.. so se o que estas a propor é uma especie de dieta de emagrecimento em relação ao lanche.. o conteúdo de lípidos que o pão com sementes tem, é realmente saudável comer todos os dias? Sabendo que é complicado as pessoas reduzir nos lípidos noutros lados e também esta noutros alimentos saudáveis? Desculpe pelas minhas duvidas mas é que me interesso um bocadinho por esta área.

Em primeiro lugar não falei em ingerir HC (Hidratos de Carbono) de absorção lenta ou rápida nem me vou prolongar nesse aspecto porque a minha função aqui nao é dar aulas de nutriçao mas sim ajudar as pessoas que querem tentar perder algum peso e ficar mais em forma para o verão. Portanto para o primeiro paragrafo da sua questão, apenas tenho a dizer que à noite deve manter níveis de proteina e gordura consideráveis e por de parte dos hidratos.
Em relação ao pequeno almoço creio que se substituir o iogurte grego por iogurte magro e sem açúcar e 1 peça de fruta, aposto que passado 30 minutos estará com fome novamente. Falei em iogurte grego por ter um teor de lípidos mais elevado o que permite manter uma pessoa saciada durante mais tempo
Em relação a hidratos à noite e dietas normais que vão até 20% de proteina no máximo, força continue com dietas normais. Eu estou apenas a dar conselhos do que será melhor para uma dieta de emagrecimento.
Relativamente ao lanche, contéudo de lípidos que o pão de sementes tem ?! Acho que em vez de se preocuparem tanto com lípidos deveriam preocupar-se mais com hidratos de má qualidade, e pão só por si já não é muito aconselhável em dietas de emagrecimento mas foi apenas uma mera sugestão de um “snack” para pessoas que têm um dia activo e não têm muito tempo para preparar refeições.
Não precisa de se desculpar pelas suas questões, esteja a vontade mas preocupe-se em colocar dúvidas que realmente tenha e não fazer questões para as quais acha que já sabe a resposta. Obrigada pela pergunta, esperamos a próxima.
3. Porque é que os legumes devem ser excluidos da dieta Paleo, não é o que supostamente devemos comer?
Devemos evitar os legumes pois estes contêm phytic acid, uma substância que esconde os nutrientes dos alimentos fazendo com que o nosso organismo nao os absorva. Devemos substituir os legumes - feijão, abóbora, ervilha, pepino, pimentão, tomate, chuchu etc... - por vegetais - couve flor, bróculos, agrião, alface, rabanete, espinafre, rúcula, etc... - no entanto não tem mal inserirmos os legumes numa dieta de vez em quando. É apenas pela existência do phytic acid que deve ser evitado numa dieta paleolítica.

4 comentários:

  1. opa o meu querido leitinho à noite não consigo substituir por nada :$ ahah
    beijinhos e bom fim de semana ♥
    http://sosweetsopink.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Fantástico!! Parabéns! :)

    http://estilohedonico.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/estilohedonico

    ResponderEliminar
  3. O Jason é uma braza e um excelente ator claro :)
    Normalmente não tenho preferências nem "ídolos" mas ele entra nas categorias todas :P

    Beijinhos
    http://girlstaypositive.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pela resposta à minha dúvida! :)
    Fiquei mais esclarecida. Eu já tentei por exemplo trocar leite de vaca por leite de soja, porque sei que tem bem mais benefícios mas ainda não me consegui habituar ao sabor. Talvez tente alguns daqueles achocolatados ou com outros sabores :)

    ResponderEliminar

Your opinion is important! ❤️
Thank you for your time.