8.3.13

estarei eu aqui para aturar crianças?

Tenho de desabafar senão acho que entro em combustão e ardo aqui diretamente na cama. Como alguns sabem, eu estou no primeiro ano de faculdade. E sabem como a maioria dos estudantes universitários encaram o primeiro ano. Festas, praxes, saidas... Eu nunca fui pessoa de sair, prefiro o conforto da minha casa e do meu sofá a ver séries e comer pipocas.
No entanto há coisas que excedem os limites do aceitável. Temos frequência de Economia dia 29 de Abril. Marcada à uma semana, quando alguém se lembrou "Não, não podemos fazer frequência de Economia nesse dia porque dia 28 é o traçar da capa e não quero estar na festa com o peso na consciência que no dia seguinte tenho frequência" Oi?! Serei eu a única a achar isto ridículo? Então, os meus caros colegas de turma querem mudar a frequência para a semana seguinte. Problemas! Nessa semana, temos uma frequência de Inglês Empresarial, que é uma das cadeiras mais difíceis do semestre, e eu e mais cinco colegas minhas fomos contra a mudança da dita frequência.
O que é que aconteceu? Discussão como é obvio e sabido. Lá por eles "ai-meu-deus-quero-apanhar-uma-bebedeira-e-estou-me-nas-tintas-para-a-frequência", há pessoas que estam preocupadas, com ambas as frequências. Inicialmente tinhamos uma semana para estudar para cada uma, e isso era fantástico. Mas querem saber o mais engraçado? É que eles querem marcar as duas frequências para a semana seguinte da semana académica. Então deixem-me recapitular. Não podemos fazer frequência de Economia dia 29, porque no dia anterior é o traçar da capa, mas podemos fazer duas frequências difíceis - uma seguida da outra - na semana seguinte à semana académica, que eles vão ficar sentadinhos em casa a estudar, sim pois claro!
É claro que agora está um péssimo ambiente na turma, mas serão os argumentos deles válidos? Mudar uma frequência para estarem descansados na festa é algo válido? Bolas, nós não queremos mudar a data porque queremos tempo para estudar. É assim tão horrível o nosso argumento? Concordam comigo? Deixem-me a vossa opinião porque eu não percebo e acho que não estou a ser inflexivel.

Peço desculpa o tamanho do meu desabafo mas teve mesmo de ser!

22 comentários:

  1. Eu gosto da praxe e mais ou menos das festas (nunca fui muito assidua, mas fiz as coisinhas todas de caloira e de veterana), mas nao acho que seja uma prioridade! Nem nunca devia ser considerado como tal! Estudar e ter tempo para estudar, isso sim! Mudar a data da frequencia por causa disso é ridiculo. Acho bem mais plausivel uma pessoa querer mudar a data de uma frequencia por ter várias seguidas e querer mais tempo para estudar!
    Para mim essas pessoas só foram para a faculdade para andar em festas e a apanhar bebedeiras!

    Ridiculo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim foi o que disse logo, so faz sentido mudar se nessa semana tivessemos mais frequeências. enfim...

      Eliminar
  2. ai Ânia Ânia, bem vinda à mentalidade de estudante universitário, em que as festas e praxes têm prioridade sobre as aulas e as frequências!

    eu compreendo a tua indignação mas sinceramente acho que nem vale a pena insistires nisso nos próximos anos porque esse pessoal vê a vida com outros olhos, e o pior é que muitas das vezes têm os professores do lado deles porque estes não terem comprometer as experiências académicas dos seus alunos.

    é por essas e por outras que eu me sinto deslocada na universidade e naquela turma, mas consigo sobreviver detestando-os em silêncio :b

    beijinhos e boa sorte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei a parte "detestando-os em silêncio", acho que tenho de começar a fazer isso :)

      Eliminar
  3. Estou completamente de acordo contigo, as festas académicas não devem servir de desculpa para alterar as datas dos testes, mas eu também não aprecio esse lado da vida académica, por isso posso estar a ser tendenciosa. ;D Sem esquecer que eles podem sempre estudar com muito empenho até ao dia anterior e assim podem ir para a festa descansadinhos, também não é num dia que vão estudar tudo, certo? ;D O mal é que algum querem fazer exatamente isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entendo o ponto de vista deles, é um dia importante mas é necessário pensar no estudo!

      Eliminar
  4. Eu sempre gostei de participar na vida académica - praxes, serenatas, jantares de curso e um pouco de tudo - mas nunca meti festas à frente do estudo. Nós estamos na faculdade para estudar, o resto vem em segundo plano! Não concordo com isso de trocarem datas de frequência por causa de festas mas nem toda a gente pensa da mesma maneira :x

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A nossa prioridade é o estudo, se houver tempo para participar em tudo o resto acho bem que se participe (apesar de eu não gostar)!

      Eliminar
  5. Desde o primeiro dia na universidade que nunca liguei às praxes, às festas ou fosse o que fosse do género. Para mim o espírito académico é outro, e honestamente não creio estar a perder muito. E compreendo bem o teu problema. Por acaso isto nunca aconteceu no meu curso, mas já tive colegas meus que adormeceram em aulas às 8h da manhã, porque no dia anterior tinham estado até às tantas numa festa qualquer. Eu até percebo o ponto deles (muito remotamente), mas sinceramente, eles pensam que estão na universidade para quê? Para mim a atitude deles é completamente ridicula. É que não faz sentido nenhum. Acho que nunca irei perceber estas pessoas. Enfim... Cada vez mais se vê que não estamos todos na universidade com os mesmos objectivos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelos vistos há muitas pessoas a comcordar comigo, mas acho que eles é que vão levar a melhor :|

      Eliminar
  6. Sou estudante do teu curso, RHCO. Acho que não podes ter uma opinião verdadeira em relação a isso porque nunca passaste por isso e, caso não queiras passar, é uma posição tua, apenas tua. Percebo que não te identifiques com a praxe. Agora não percebo o porquê de não respeitares quem se identifica, sendo tu a primeira a pedires para que respeitem a tua opinião. Assim como vieste colocar um post sobre a confusão que houve a volta deste assunto, também te ficava bem dizeres que já foi tudo resolvido e que a frequência ficou para a semana ANTES da SAL. Só vim aqui comentar porque chamaste crianças ao grupo de pessoas que estavam 'contra' a tua opinião e eu estou incluída nesse grupo. Espero que reflitas no que escreveste. Hoje tu, amanhã eu. Na vida há que saber ceder, é assim que se vive em sociedade. E isto era totalmente escusado e já que falaste em ridículo, isto sim, tornou-se ridículo.

    Joana oliveira.

    ResponderEliminar
  7. Joana, primeiro eu nunca disse que não respeitava quem se identifica com a praxe, porque antes de eu escrever esta publicação, houveram conversas que tive pessoalmente com os restantes estudantes da minha turma e eu sempre disse que respeito e compreendo o lado deles, que também é o teu. Quanto à parte de publicar a dizer que estava tudo resolvido, sim está publicado e estava agendado para hoje às 17h, por isso se publicas-te este comentário antes dessa hora, é normal que não tivesses visto. Não chamei crianças a ninguém (muito menos a quem esteja contra a minha opinião), apenas estas atitudes - de alguém ficar chateado por causa de uma frequência - acho um pouco infantil. E sim, na vida à que saber ceder, e EU CEDI perante vocês. E sim, isto é ridiculo, e eu não estou contra ninguém que não partilha a mesma opinião que eu. Assim como vocês estavam a defender a vossa opinião, eu estava a defender a minha, e eu nunca vos ofendi. Mais uma vez repito, que acho certas atitudes infantis, não acho que isso seja ofender ninguém.

    Obrigada por comentares e expores a tua opinião, Joana Oliveira, e caso queiras falar comigo pessoalmente sobre este assunto, não tenho problema nenhum em encontrar-me contigo.

    ResponderEliminar
  8. Também tenho algo a dizer, aqui não é questão de estar descansado para a ''festa'', mas sim, pelo menos por mim, provavelmente ser o unico dia que irei a Semana Académica e por ser a primeira vez que vou trajar,logo é normal querer sair e comerar essa noite. Nós podemos dar importância ao estudos e divirtirmos ao mesmo tempo basta conciliar ambas as partes. Acho que generalizas-te demasiado o grupo em si, porque sabes perfeitamente que nem toda a gente sai nas noites académicas e falta ás aulas por estar de ressaca, e acabas-te por ofender algumas pessoas inclusive a mim, não me considero nenhuma criança e birras de adolescente já me passaram á muito tempo, existem pessoas no nosso grupo que já passaram por graves dificuldades e todos nós temos as nossas experiências e os nossos sacrificios de vida, não é justo vires para um blogue dizeres o que te bem apetece e tratar-nos da maneira que o fizes-te e muito menos expores um assunto interno que só á turma diz respeito. Mas como se diz os actos são para quem os practica por isso... Sinceramente nunca pensei que isto chegasse onde chegou é triste, pois destruiu o bom ambiente que existia na nossa turma, e piorou com esta publicação no teu blogue.
    Ivânia Taboada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ivânia, um dos argumentos usados foi adiar a data da frequência para estar descansado na festa. E eu sei que é um dia importante e há pessoas que não queriam mudar a frequência e vão na mesma ao traçar da capa e vão também sair à noite. Em nenhum lado eu referi que as pessoas faltam às aulas por estar de ressaca, o que as pessoas fazem nas suas saidas, se bebem ou não, se vão ou não de ressaca para as aulas ou ainda se faltam ou não, só a elas lhes diz respeito. No entanto temos de ter a noção que temos responsabilidades a cumprir e a faculdade é uma delas.Quanto às birras de adolescente, recorri à ironia para enfatizar esta parte, mas certas atitudes são infantis. Quanto aos problemas que as pessoas passam, fazem respeito a essas pessoas, eu não referi nada disso e nem percebo porque te referis-te a isso aqui. Eu tenho um blogue e escrevo o que me apetece, nunca referi nomes, nunca referi nada. Tanto quanto sei posso escrever o que me apetece numa plantaforma on-line, minha. E quanto ao ambiente da turma, esse foi destruido muito antes desta publicação.

      Obrigada por expores a tua opinião, como já referi, não ofendi ninguém.

      Eliminar
  9. Howdy,
    Fiquei impressionada com o que li, é a tua opinião não a crítico.
    Eu só não acho correto isto...(!) como diz a Joana, acaba por dar um mau nome ao curso.
    E o que tanto criticas-te pelo uso da expressão "gatos pingados" fizeste bem pior.

    Pondera bem o que fizeste e pensa se não tens de pedir desculpa a ninguem.

    Ana S. José

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, eu nunca referi o nome do curso, este foi referido nao por mim. Apenas expus a situação real e nada do que aqui está foi inventado, sem referir nomes. O problema é que todas as pessoas que vêm aqui comentar vão ler já com a impressão de que eu estou a insultar alguém, quando isto não está em causa. Um blogue é sempre escrito com ironia, é isso que prende os seguidores.

      Obrigada pela tua opinião, Ana.

      Eliminar
  10. Não ofendes te ninguém? Se é isso que pensas estás enganada, porque ofendes te a turma toda. E tal como já referiram, devias mesmo ponderar bem o que fizeste.
    Além disso, ainda cheguei a ler no meio dos teus comentários, que o pior era que quem queria mudar a frequencia nem sequer ia ás aulas... sabes muito bem que isso não é verdade, estás a distorçer a realidade. Sim, e toda a gente tem a noção das suas responsabilidades, toda a gente sabe que tem frequencias para fazer, sai na mesma e faz as cadeiras, não devias apontar o dedo nem criticar ninguém por isso. Já tivemos semanas muito piores e ainda havemos de ter muitas mais, e niguém vai morrer por isso.
    Em relação ao mau ambiente, foram voçes mesmas que o criaram, ao não serem fléxiveis, ao se porem 'contra' a turma, pois se em todas as situações se vai pela maioria, não se justifica ter acontecido o que aconteceu por meia duzia de pessoas. Temos de agir como um 'todo', satisfazer a vontade da maioria, não apenas algumas partes.

    Ana Raquel Antunes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana Raquel, nós não estávamos de acordo com o que se estava a propor e estavamos a defender a nossa opinião, queriamos que ficássemos de acordo só porque estávamos em minoria? Se fosses tu na nossa situação não lutavas pelos teus objetivos? Quanto à parte das ofensas já comentei acima vezes sem conta este assunto.

      Eliminar
  11. Ânia, já tive nestas situações, principalmente quando é marcações de OT's e não ateimo só porque não me já jeito a mim, tenho de me sujeitar, é normal! E mais, ainda sou de longe e vou e venho todos os dias.

    Em relação ás ofensas, sim já falaste, mas continuas a achar que não ofendeste ninguém, o que não é verdade, porque mesmo que não fosse essa a tua intenção acabas te por fazê lo... Toda a gente se sentiu melindrada com as tuas 'ironias' (como lhe chamas). Reconsidera isso.

    Compreendo a tua posição, mas tens de admitir que não foste a mais correta. Na minha opinião, um pedido de desculpas era o minimo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpa fui eu e não assinei.
      Ana Raquel Antunes.

      Eliminar
  12. eu percebo perfeitamente a tua situação, fui à praxe mas não trajei porque não vou perder tempo com coisas que eu não acho úteis(até trajava se os valores iniciais da praxe se mantivessem mas isso já não acontece. a maior parte das pessoas que conheço que trajou, 95%, foi para poder fazer o mesmo ou pior do que lhes fizeram a eles(e eles queixavam-se do que lhes faziam na praxe e para mim isso é mais que hipócrita) ). achei giro as praxes porque deu para conhecer o pessoal do curso mas para sermos todos amigos não é necessário trajar. sou amiga de veteranos, eles têm a opinião deles, eu tenho a minha e digo-a quando bem entendo e ninguém fica chateado. eu já fui à semana académica e não querendo ofender susceptibilidades, muitas daquelas pessoas estão lá com os seus copos e gansas na mão. O que para lá vão fazer e dizem que é diversão muitas vezes é beber e afins(já fui a festas da minha faculdade, de outras faculdades, semana académica e é isso que chamam diversão). Sim há excepções mas são muito poucas e então dos que trajam nem se fala, sempre a encher o copo! As pessoas têm prioridades e têm de saber distingui-las, é ridículo acusarem-te por teres criado mau ambiente porque eles é que o criaram ao quererem mudar a data! Eu não vou dizer que tenho uma festa ou que um amigo ou familiar faz anos no dia e que não posso, ou sequer que tenho uma consulta e pedir para adiar( que não o fazem e prejudica-me. e não lhes ia dizer que temos de nos ajudar uns aos outros porque isso acabaria por prejudicar alguns, eu vou aceitar as datas que estipularam. as pessoas têm que se ORGANIZAR para fazerem aquilo que querem. aliás ainda no semestre passado um teste calhou no meu dia de anos às 19h30 e eu não o pude celebrar como deve de ser e não me fui queixar, como é óbvio! só porque abrange mais pessoas não quer dizer que seja o melhor e que seja o justo!) e eles por uma TRETA que eles gostam que não é OBRIGAÇÃO podem? Cada um tem as suas PRIORIDADES e se querem ir vão mas sem prejudicar nem chatear os outros só devido a uma festa(eles que não se embebedem, vão para casa mais cedo e se organizem, estudando antes porque não vão estudar à noite a matéria toda). Ainda por cima alterarem para um dia em que nessa semana tem outros testes, vão acabar por sair prejudicados! Ah e as pessoas tem de entender que, se querem fazer alguma coisa que gostem, têm de arcar com as datas dos testes e com as consequências porque não vão poder andar toda a vida a marcar e desmarcar coisas a seu bel prazer aliás não estamos no secundário que fazem todos uma birra porque não é no dia que querem. Felizmente na minha faculdade não desmarcam nem por nada os testes, mesmo que calhe numa semana cheia deles(o que também não é justo). Decidi comentar porque achei uma estupidez virem dizer que os estás a ofender já que não referiste o curso, a identidade deles, ah e ISTO, o TEU blog, como a própria palavra indica é teu e só a ti te diz respeito, postas o que queres, o que bem entenderes e se não gostam não vejam, simples! E se sentem assim tão revoltados deviam ir ter contigo e dizer isso em vez de estarem a "chatearem-te" e dizer mentiras(por exemplo, que tu as insultaste, que é mentira)aqui no teu blog. Força com isso e vais ver que mais tarde ou mais cedo, eles é que se vão prejudicar(como acontece sempre, estão lá não sei quantos anos a fazer o curso porque passam a vida em festas e não sabem definir prioridades. O problema é que muita gente tem a ideia que a faculdade é só festas e bebedeiras por culpa deles e dos exemplos deles e só vão para a faculdade para isso.) beijinhos, desculpa ser tão longo o comentário apenas fiquei chocada com os comentários das tuas colegas, aliás o que elas e eles fizeram é que destabilizou o bom funcionamento da turma ou curso, isso é irrefutável(aceitavam-se e calavam-se!), e pensarem que tem razão é aterrorizador. ass.: filipa*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Filipa, obrigada por comentares. Para quem está de fora da situação consegue avaliar melhor o que se passou. Fico feliz por partilhares a mesma opinião que eu, porque de facto não ofendi ninguém, apenas expus uma situação verídica sem nunca nomear pessoas nem o curso em questão. Quanto ás praxes, eu também nao tenciono praxar, ja que isso nao se identifica comigo, nem isso nem as festas. Mas tenho de respeitar a opinião das pessoas que gostam. Mas quando algo interfere com os meus objectivos (foi o que se passou acima) tenho de lutar pelos meus objectivos e defender as minhas ideias. Mas pronto ja esta tudo resolvido, e isso é o que interessa. Quanto ao bom ambiente, esse já se perdeu!

      Eliminar

Your opinion is important! ❤️
Thank you for your time.