15.12.12

Opinião | Bolsa de Estudo e Roupas de Marca

Honestamente falando, não percebo certas pessoas que adquirem bolsa de estudo. Na faculdade que frequento, há pessoas que "supostamente" não têm possibilidades para suportar as despesas do ensino superior então recorrem às bolsas de estudo. Até aqui tudo bem, o que sou completamente contra, é ser dada a bolsa de estudo e depois as raparigas (vemos com mais frequência), andam sempre a passear roupinhas novas. Mas não pensem que são roupas banais. Não! Andam a passear roupa de marca. Está bem que umas calças da Salsa rondam os 70 euros, mas para quem não consegue dar 100 euros pelas propinas, também não deveria conseguir dar 70 euros por umas calças de marca.

Tenho uma rapariga na minha turma que esteve para desistir de estudar porque a bolsa lhe ia sendo recusada. Ela sim merecia a bolsa máxima, vive sozinha com a mãe a ganhar o ordenado mínimo. O que são 500 euros no dia de hoje? Os homenzinhos das bolsas não ligam se as pessoas têm carros ou casas para pagar. Ah! e se tens casa própria muito dificil é conseguires bolsa, porque a resposta deles é "a sua moradia está avaliada em X". Como se eu chegasse a minha casa e tirasse 1000 euros para pagar as propinas de um ano. Será que as pessoas não pensam as dificuldades do momento? A resposta que a minha colega obteve foi "são apenas duas pessoas e os 500 euros chegam bem", chegam bem?? Para pagar casa, carro e alimentação?! Já não falo em despesas pessoais, pois tenho noção que evitam em tudo para o dinheiro chegar até ao fim do mês. Eu já estive nessa situação e sei como é!

Agora vêm as meninas a passear roupas de marca sempre maquilhadas e com uma reputação a manter e são sustentadas com a bolsa de estudo. Sinceramente não sei como conseguem, concerteza devem ter alguma fonte de rendimento não declarada. Eu nem me dei ao trabalho de me candidatar a bolsa, porque ia ouvir o NÃO redondo. Claro que a bolsa ajuda imenso e também me dava jeito, no entanto sei que há pessoas a precisar mais que eu. Até ver a minha mãe consegue aguentar com as despesas, quando não conseguir vamos ter de arranjar uma alternativa.

Este assunto deixa-me completamente alterada, e desculpem este desabafo super longo, mas teve mesmo de ser. O que acham deste assunto? Também partilham a minha opinião?

7 comentários:

  1. concordo plenamente, revolta-me esse tipo de injustiças!

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente contigo! Também assisto a cenários desses todos os dias! Já no secundário havia um cenário desses na minha turma, e agora na universidade também assisto a isso todos os dias! É preciso ter uma lata! E depois ainda existem aquelas pessoas que precisam mesmo e não têm... é tão injusto...
    Já estou a seguir o blog ;)
    Beijinhos grandes*

    http://freefallfeather.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Não vejo mal nenhum nisso, cada um faz o que quer com a bolsa de estudo... Sempre é mais saudável gastar o dinheiro em roupa do que em festas e em álcool, como muitos fazem... Além disso acho bem pior as pessoas que arranjam namorados ricos e vivem e viajam à custa dele... É preferível candidatar-me a bolsa de estudo do que andar a pedir a um namorado que me pague as contas do continente e a roupa de marca, como algumas das minhas colegas... :) Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo: Cada um tem a sua opinião, e eu respeito isso. A prespetiva em que coloquei este assunto foi em comparação ás pessoas que realmente precisam da bolsa e não a conseguem obter. Quanto às tuas amigas a viver à custa de namorados ricos, olha paciência! Não sei se tens namorado/a, mas se tiveres deves saber que por vezes as pessoas gostam de oferecer presentes. Uns oferecem uns brincos, outros malas, outros telemóveis e outros viagens. Se eu fosse rica também oferecia tudo isso ao meu.
    Espero ter-te esclarecido. beijinhos ;)

    ResponderEliminar
  5. por momentos esqueci-me que agora estás na mesma universidade que eu! :)

    eu não estou muito por dentro desse assunto das bolsas mas sempre foi assim, até com os escalões do 5º ao 9º.
    eu começo a achar que a atribuição das bolsas se faz mais por amizades do que por nível de carência e sim, é revoltante.
    e achei muito engraçada a parte em que dizes: «Ah! e se tens casa própria muito dificil é conseguires bolsa, porque a resposta deles é "a sua moradia está avaliada em X". Como se eu chegasse a minha casa e tirasse 1000 euros para pagar as propinas de um ano.» porque é bem verdade! isso da avaliação da casa é uma coisa ridícula porque a pessoa há 30 anos atrás podia estar bem na vida e fazer uma boa casa, mas isso não significa que agora continue a ter bom dinheiro para tudo o que lhe apetece. enfim...

    ResponderEliminar
  6. ah, e não pude deixar de ignorar o comentário desse anónimo, que teve mesmo muita graça, LOL!
    deixa lá, há pessoas que encontram sempre alguma coisa com que implicar :)

    ResponderEliminar
  7. Os anónimos contribuem sempre para umas boas gargalhadas Sara ;)

    ResponderEliminar

Your opinion is important! ❤️
Thank you for your time.