27.11.12

Opinião | Indústria da Moda - A Ditadura da Perfeição

Por vezes, quando compro uma revista fico deslumbrada coma modelo de capa. Bonita, com um rosto angelical, magra, muito bem maquilhada e com uma pose fantástica. No entanto, quando vou buscar revistas de meses anteriores, deparo-me com um padrão repetitivo. Todas elas são magras e bonitas, quase perfeitas. Representam uma ínfima minoria de mulheres no mundo. E as outas? As que não são tão novas? Aquelas que têm formas mais generosas? As que não são tão bonitas? Estas mulheres não merecem ser representadas?
Muitas vezes, ser bonita não basta. Uma modelo só é completa quando tem atitude, personalidade e talento. Sobretudo talento. A indústria da moda cansa com modelos tão bonitas que passam a ser indiferentes. Perdemos a nossa identidade quando somos rotuladas como "as modelos". Uma altura superior a X, o peso inferior a Y, medidas perfeitas, trações perfeitos.... Todas elas são muito parecidas. No lado das "rejeitadas", as que não têm caracteristicas de modelo, há uma enorme diversidade. Umas mais baixas, outras mais fortes, com traços diferentes e com algo em comum: não são boas o suficiente.
Aos poucos e poucos, designers, fotografos e editores unem-se em nome do fim da ditadura da perfeição. Nesta altura em que os blogues de moda e beleza ganham cada vez mais expressão, o público parece ter mais facilidade em aceitar a "normalidade". O significado de beleza nos dias de hoje, não é perfeição, mas sim pequenas particularidades que fazem com que uma pessoa brilhe entre os milhares que trabalham nesta indústria.
O universo da moda está a reinventar-se e se começar a dar uma oportunidade a diferentes corpos e feições, eu sou 100% a favor desta mudança.



Qual a vossa opinião deste assunto tão controverso?

8 comentários:

  1. Bem, acho que de leres o meu blog, já conheces a minha opinião. Acho que o mundo precisa que os padrões de beleza sejam diversificados. Aliás, se formos a ver, neste momento há grandes modelos que não entram nos canones da perfeição. Lara Stone com os seus dentes separados, Saskia e Freja com o seu ar masculino, Kate Upton mais voluptuosa...Etc, etc. Há já campanhas com mulheres mais velhas como a da Lanvin e até os blogs de moda plus-size estão a ganhar notoriedade. Acho que ficarmos presos à ideia de que uma mulher super magra é a mais bonita, é errado, porque as modelos são escolhidas não pela beleza, mas pela sua magreza, pela sua qualidade de cabide. É importante que as pessoas compreendam isso. No entanto, também não acho que isso seja a melhor opção, porque no fundo, se é para ter um cabide mais vale ter um de metal e não de carne e osso.
    É um assunto que dá pano para mangas. Podia estar aqui o dia todo.
    Mas só queria deixar a mensagem de que toda a gente tem a sua beleza, mas que isso também não é o mais importante. O importante é mesmo a nossa personalidade, inteligênica, talento. Se deixámos de nos influenciar tanto pela imagem, talvez houvesse espaço para que pessoas menos "bonitas" e com mais cabecinha tivessem papéis mais relevantes.
    Se todos deixarmos de julgar, todos deixamos de ser julgados.;)
    Ufa que comentário tão longo.Sorry!
    beijinhos,
    Diana do http://thegirlwhocouldntbeafashionista.blogspot.ie/

    ResponderEliminar
  2. Não tens de pedir desculpa, é mesmo esta interação e troca de ideias que gosto. Concordo com o que dizes e ainda bem que este mundo está a evoluir. Tenho a mesma opinião que tu, a beleza está na personalidade de cada um por isso acho injusto só as magrinhas e altas serem escolhidas. Um bem haja para todas as mulheres plus-size que estou a mudar o mundo da moda. Precisamos desta mudança e que a mentalidade mude em relação ao estereotipo de que uma modelo é magra e alta.
    Obrigada por teres comentado, beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Thanks to google translate i understood what you wrote and agree 100%;))

    ResponderEliminar
  4. Thank you verry much and sorry for just write in portuguese :)
    xoxo

    ResponderEliminar
  5. Não só na moda, mas também na "vida real", por assim dizer, acho que para considerar uma mulher bonita não basta que ela seja alta e magra, eu valorizo muito mais a atitude, por exemplo!

    ResponderEliminar
  6. Concordo a 100%, a atitude e personalidade muitas vezes definem se uma pessoa é bonita ou não. Pode ser extremamente bonita por fora, no entanto se for "podre" por dentro, deixa de ter encanto.

    ResponderEliminar
  7. Cada vez se ve mais corpos diferentes e pessoas com caracteristicas diferentes no mundo da moda
    Follow each other?

    ResponderEliminar
  8. Obrigado por seguires estou a seguir de volta querida

    ResponderEliminar

Your opinion is important! ❤️
Thank you for your time.