10.5.13

Fitness, Alimentação & Desporto com Gonçalo Westwood #2

Bem vindas mais uma vez a esta rúbrica em que o Gonçalo responde a todas as vossas questões relacionadas com desporto, alimentação e vida saudável. A licenciatura que o Gonçalo está a tirar em Physical Activity e Lifestyle Counseling, é um curso europeu que o habilita a ser um conselheiro de vida saudável de uma pessoa. E o que é isso basicamente? O Gonçalo vai poder dar consultas às pessoas, que se dirigem a ele, e tornar a vida dessas mesmas pessoas mais saudável com a implementação de dietas e planos de exercícios. E ele realmente é bom nisso, e está super entusiasmado por vos estar a ajudar e por ver o vosso feedback positivo.
Todas as sextas feiras são publicadas novas respostas às perguntas que vocês coloquem, por isso peço-vos que as mandem por comentário, por e-mail - borntobeafashionista@gmail.com - ou pela página de facebook do blogue.
1. Tenho andado a ler alguns artigos de nutrição e em quase todos eles falam para removermos de vez os lacticínios e produtos à base de farinha (pão, cereais, bolachas, etc.) da nossa alimentação. A minha questão é: e substituímos esses alimentos por o quê? Que alternativas saudáveis é que existem?
 Esta é uma boa questão. Estes alimentos podem ser substituidos por vegetais, carnes ou peixes ou por exemplo frutos secos. Eles devem ser reduzidos mas tambem não precisam de ser completamente exluídos a nao ser que se esteja a seguir uma dieta completamente regrada. Os cereais e bolachas sim, estes devem ser removidos TOTALMENTE de qualquer dieta pois qualquer producto que venha em pacote nao é bom. Hoje em dia os cereais vêm carregados de açucar assim como as bolachas ( e esqueçam aqueles que sao integrais e bla bla bla ) querem uma boa fonte de cereais ? Aveia, é o mais natural e saudável que existe. Assim sendo vou dar uma ou duas soluções de refeiçoes que podem ser substituidas e acho que com isto vou responder a tua pergunta. Por exemplo, ao pequeno almoço para quem esta habituado a comer cereias, que tal substituir por uma pequena porção de aveia misturada com iogurte grego e uma peça de fruta cortada em pedaços, com um toque de canela por cima ? É fantástico! E que tal para o lanche, substituir uma sandes ou tosta mista por uma saladinha de atum e ovo cozido ? ( para quem nao tem oportunidade de preparar uma salada destas ou lanche e prefere continuar a comer pão, pode sempre substituir pão normal por integral ou de sementes, o queijo por queijo fresco e o fiambre normal por fiambre de peru ou frango. Mais saudável e mais saboroso, só benefícios.
2. Se a batata não e um bom alimento para a alimentação, substituimos por o quê?
A batata é um bom alimento, o que aconselho é que seja substituida por batata doce e para quem quer eliminar gordura que nao seja ingerida a partir das 5 horas de cada dia, assim como outras fontes de hidratos ( arroz, massa, pão, etc etc )
P.s - A batata doce tem propriedades saciantes, o que significa que ao ingerirem este alimento vão se sentir sem vontade de ingerir alimentos novamente durante mais tempo. O que é bom para quem tem vontade de ter uma refeiçao de 10 em 10 min.
3. O que é a dieta Paleo?
A dieta paleolitica baseia-se no tipo de alimentação seguida por os nossos antepassados na era Paleolitica, um periodo de 2,5 milhoes de anos e que acabou a 10000 anos atras com a evolução da agricultura. Esta dieta era constituida por plantas selvagens e animais de varios tipos e especies. Hoje em dia, alguns alimentos que constituem este plano alimentar sao o peixe, variados tipos de carne organica, ovos, vegetais, frutas, frutos secos e sementes. Excluindo-se assim tudo o que é productos derivados de cereais, legumes, lacticineos, batatas, sal, açucar e oleos processados e claro, tudo o que venha dentro de um pacote pois é processado artificialmente. Se quiserem saber mais a fundo podem visitar este site.

15 comentários:

  1. Adorei as sugestões das refeições :)
    Beijinhos

    www.purelypink.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Adorei as dicas, dão imenso jeito :) Obrigada ao Gonçalo por estar disponível!

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pela opinião ^-^
    Vivo na zona do ribatejo :)
    Beijinho <3

    ResponderEliminar
  4. Uau! Ele percebe mesmo da coisa e até me motivou a mudar uma ou duas coisinhas que andava para mudar à muito: não comer hidratos de carbono de noite e optar por cereais naturais e não de pacote, que eu adoro *_* mas como os outros estão mais à mão no supermercado...
    Sorrisos,
    Alexandra :)

    Passa nos meus cantinhos:
    http://diariodumanovata.blogspot.pt/
    http://armariodumanovata.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. You really do have a lovely blog, just stumbled across it now

    Would you like to follow each other via GFC, instagram, twitter and bloglovin’?
    If so let me know and I’ll follow you right back

    My blog is a fashion/lifestyle blog!

    Speak soon,
    Have a lovely day
    Much Love,
    Kate xo

    www.and-kate.blogspot.com
    www.twitter.com/andkateblog
    www.instagram.com/andkateblog

    ResponderEliminar
  6. Eu queria colocar uma questão também! :p
    Já ouvi várias vezes dizer que beber leite, por ser um alimento de difícil digestão pode não ser a melhor alternativa para incluir na alimentação. Até porque em geral bastantes pessoas têm intolerância à lactose, nem que seja uma coisa mínima.
    Por outro lado sei que nós precisamos de cálcio e o leite é uma importante fonte de cálcio. Sei que também existe em legumes e outras coisas, mas é sempre mais difícil obter a mesma quantidade de cálcio com a mesma quantidade de outro alimento.
    Se o Gonçalo pudesse ajudar-me nesta questão era muito porreiro.
    A questão é mesmo se afinal é melhor beber leite ou substitui-lo por outros alimentos ricos em cálcio mas de mais fácil digestão.

    ResponderEliminar
  7. Boa dia..
    Tenho aqui também umas questões sobre o não comer HC depois das 5 porque são de digestão mais lenta.. mas para isso existem HC de digestão rápida.. onde não estão só incluídos a sacarose (tipico açúcar branco) mas também frutose, o da fruta.. uma coisa que as pessoas irão comer então noite.. Será melhor à noite substituir HC de absorção lenta por um de absorção rápida à noite? provocando picos de glicémia e posteriormente o risco de hipoglicémia quando se acorda?
    E outra questão sobre o pequeno almoço.. a sua sugestão era substituir o leite por iogurte grego.. será uma opção mais saudável? pela quantidade de açúcar que o iogurte tem? não seria melhor o iogurte não açucarado natural? já que iria levar a fruta e a canela iria adoçar na mesma e as pessoas não levariam uma carga de HC de absorção rápida tao grande.. não havendo um pico de glicémia tao grande também..
    e em relaçao tambem nao comer os HC de carbono à noite.. as pessoas irão comer mais proteinas.. e sabendo que numa dieta normal as proteínas vão até 20% no máximo, o que será muito dificil praticavel.. so se o que estas a propor é uma especie de dieta de emagrecimento
    em relação ao lanche.. o conteúdo de lípidos que o pão com sementes tem, é realmente saudável comer todos os dias? sabendo que é complicado as pessoas reduzir nos lípidos noutros lados e também esta noutros alimentos saudáveis
    desculpe pelas minhas duvidas mas é que me interesso um bocadinho por esta área

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela pergunta Catarina, será respondida na Sexta feira :)

      Eliminar
  8. Só reparei nesta rubrica agora, mas gostei logo da iniciativa. E é óptimo que ele esteja a disponibilizar parte do seu tempo para responder às questões que vão deixando.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  9. Adorei!
    Um amigo meu já fez a dieta paleolítica :)
    Qualquer dia também vou ver se faço mas vou ter de comer muito mais quantidade e alturas do dia do que o normal para não emagrecer muito :)

    Beijinhos
    http://girlstaypositive.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Your opinion is important! ❤️
Thank you for your time.